Metareciclagem

O que é metareciclagem?

 
Metareciclagem é uma nova forma de reciclar onde o mais importante não é o material, ouro, prata, cobre, ferro, plástico mas a tecnologia contida no objeto tecnológico, assim reciclamos tecnologia com a desconstrução para a transformação. Esta idéia propõe a apropriação dos objetos tecnológicos, novos ou velhos, objetivando suas reestruturações, compartilhando a maneira de fazê-lo e assim permitindo que qualquer um possa replicar ações, produções e experiências para preservá-las ou transformá-las.
 
A ação para tal idéia se dá de diversas formas: da captação de aparelhos eletrônicos usados, que estejam inutilizados, e montagem de laboratórios de metareciclagem, até a criação de ambientes de circulação da informação através da internet, como grupos de discussão, passando por todo tipo de experimentação e apoio estratégico e operacional a projetos socialmente engajados.
 
A idéia extrapola o simples reaproveitamento de tecnologia velha, e toma como premissa que outras pessoas podem fazer algum uso dessa aparelhagem tecnológica. É condição imprescindível dar um fim social a toda tecnologia “estacionada” que está nos lares, escritórios e em todos os ambientes habitado pelo ser humano.
Dimensão educativa do lixo eletrônico
 
O lixo eletrônico visto pela ótica educativa adquire o significado de transformação, tanto de aparelhos em desuso, que estariam poluindo a natureza, quanto nas tecnologias contidas nesses equipamentos, que podem alcançar um tempo maior de durabilidade e até formas diferentes de utilização, se forem doados para grupos que lidam com a reconstrução desses materiais, observando-se aí uma nova utilidade para esses periféricos. O lixo eletrônico uma vez destinado a um local adequado, pode se tornar numa importante ferramenta de inclusão e  participação das comunidades carentes, possibilitando emancipação tecnológica